Produção Técnica

FlooD MATTERS Decision Support System

Registro INPI: BR512023001941-0
Resumo: A adaptação urbana implica combater os efeitos multifacetados do clima e exige que os gestores públicos proponham uma agenda ampla entre instituições técnico-científicas públicas e privadas, a fim de tomar decisões preventivas, eficientes e inovadoras em relação às inundações. Dado este cenário, apresenta um novo Sistema de Apoio à Decisão (SAD) para melhorar a priorização do risco de inundações em áreas urbanas sob a abordagem multicritério. Portanto, este SAD explora modelos multidimensionais para apoiar o processo de tomada de decisão, inserindo assim as preferências do decisor (DM's), em termos de utilidade esperada (EU), através da utilização da Teoria da Utilidade Multiatributo (MAUT), Análise de Decisão e outros avanços metodológicos importantes neste campo. Abrangendo simultaneamente questões ambientais, financeiras, humanas, de mobilidade e sociais, os modelos lidam com a avaliação de riscos, combinando as fontes de perigo e as suas consequências com as UE sob uma perspectiva estacionária, em decisões de curto e longo prazo.

Opte: Multidimensional Risk for Portfolio Selection in Natural Gas Pipelines

Registro INPI: BR512023001858-9
Resumo: Este Sistema de Apoio à Decisão (SAD) contribui para o processo de tomada de decisão relativamente à gestão de riscos dos gasodutos de gás natural, tornando-o mais explícito, racional e estruturado. Em outras palavras, é apropriado considerar uma avaliação que envolva múltiplas dimensões de consequências às quais os pipelines estão submetidos. Para tanto, este SAD explora uma avaliação de risco multidimensional (baseada na Teoria da Utilidade e na Teoria da Decisão) capaz de agregar as probabilidades, valores de consequência e preferências do gestor do transportador de gás diante deste cenário multidimensional. Além disso, direciona com eficiência o foco da mitigação de riscos. Uma abordagem de portfólio é usada para apoiar a seleção estratégica das seções mais críticas do pipeline. Neste sentido, o sistema introduz um algoritmo de enumeração implícito para lidar com a seleção de carteiras quando a escala de intervalo é a única forma de medição. ​

RISKPIPE-NG

Registro INPI: BR 512021000748-4
Resumo: O Sistema de Apoio à Decisão para Avaliação de Risco de Gasodutos de Gás Natural, incorporando Utility Function e ELECTRE TRI, é uma aplicação projetada para enfrentar desafios multiatributos no contexto de operações de gasodutos de gás natural. O sistema calcula riscos multidimensionais para diferentes áreas de pipeline e os classifica com base em níveis de risco, fornecendo informações valiosas para processos eficazes de planejamento e controle de riscos.

SIDTriagem

Registro INPI: BR 512020002172-7
Resumo: O SIDTriagem é um sistema de informação de decisão para triagem de pacientes com suspeita e/ou diagnóstico de COVID-19 em unidades com restrição de recursos. A contribuição do produto é oferecer uma aplicação baseada na web para apoiar as decisões dos profissionais de saúde no contexto da pandemia da COVID-19, num contexto de recursos limitados. Três decisões importantes são tratadas no SIDTriagem: triagem de pacientes; alocação de pacientes em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva); e decidir sobre os testes dos pacientes. O apoio à decisão para estas três abordagens baseia-se no princípio utilitário, visando maximizar o número de vidas salvas. Fatores como a condição clínica do paciente, os resultados dos exames laboratoriais e as chances de sobrevivência do paciente em diferentes cenários são levados em consideração para fornecer uma recomendação aos profissionais de saúde sobre a melhor conduta. A recomendação é dada com base em um índice de robustez para cada alternativa de decisão, que é calculado através de um processo de simulação de Monte-Carlo. ​

Decision Support System for Multidimensional Risk Assessment in Natural Gas Pipelines using Multi-attribute Rank-Dependent Utility.

Registro INPI: BR 512020002173-5
Resumo: A iniciativa envolve a implementação de um modelo de avaliação de risco multiatributo para gasodutos de gás natural, integrando utilidade inesperada para aumentar a precisão das recomendações de áreas de risco para esses gasodutos. Os riscos ambientais, humanos e financeiros associados ao transporte e distribuição de gás natural por gasodutos oferecem ao sistema uma compreensão abrangente dos potenciais danos resultantes de falhas operacionais, minimizando assim as perdas.

Decision Support System for Multidimensional Risk Assessment in Natural Gas System With MAUT

Registro INPI: BR 512018001408-9
Resumo: O objetivo é implementar um modelo de avaliação de risco multiatributo para gasodutos de gás natural, integrando a teoria da utilidade multiatributo (MAUT). Esta abordagem visa aumentar a credibilidade das recomendações sobre áreas de risco para os gasodutos. A análise dos riscos ambientais, humanos e financeiros no domínio do transporte e distribuição de gás natural não só gera conhecimento e experiência entre os decisores, mas também reduz eficazmente a resistência, aumenta o conhecimento dentro da equipa de negócios e agiliza o processo de avaliação de riscos e prevenção de acidentes neste contexto complexo.